A Princesa WeiYang - capítulo 2

Capítulo 2: A Filha Indesejada



A luz da vela era muito fraca.
Li WeiYang estava deitada na cama quando subitamente acordou. Ela poderia ouvir claramente a conversação que se passava do lado de fora.
Fora daquele cômodo, a Senhora Ma falava cheia de cautela: “Mãe, você não acha que nós devemos procurar um médico para a Terceira Senhorita? Apesar de tudo, ela foi enviada pelos Li. Se ela morrer...”
Depois de ouvir as palavras da sua nora, o rosto da Senhora Liu logo se fechou e respondeu ardilosamente: “Essa garota acha que ela é uma nobre, mas pelo que eu ouvi, ela nasceu de uma mera criada que estava encarregada de lavar pés. Não é só isso, ela também nasceu em fevereiro, um enorme mal agouro. Os Li são uma família respeitável. Ainda mais, a Senhora Matricarca e a Senhora Li ficaram doentes ao mesmo tempo. Ela não é uma má sorte para a sua família? É por isso que eles entraram em pânico e a enviaram para nós aqui, no vilarejo! Na minha opinião, ela não é só um mal agouro, também é uma porca preguiçosa. Todas as vezes que damos uma pequena tarefa, ela age como se isso fosse matá-la. Aquela garota fedorenta!”
Li WeiYang despertou com aquela conversa. Ela estudou o seu redor. Não havia muito naquele cômodo. O que tinha era só uma mesa quadrada, quatro cadeiras de madeira, um guarda-roupa e, por fim, a cama de maneira na qual ela estava deitada no momento. Esse Palácio está... Sua mente se encontrava subitamente nebulosa. A conversa do lado de fora continuava alta e clara.
“Quando ela estava na propriedade dos Li, ela tinha servas e nunca teve de fazer nada cansativo. Ela foi descuidada e caiu dentro de uma rachadura da cobertura de gelo, fazendo com que ficasse doente. Não foi exatamente culpa dela...” Durante o incidente, a temperatura estava extremamente fria, mas mesmo assim a Senhora Liu forçou WeiYang, apenas uma garotinha, para ir lavar as roupas no rio congelado. A Senhora Ma não tinha o coração duro o suficiente para só olhar. Sua voz se tornou mais preocupada e enérgica.
A senhora Liu friamente a caçoou: “Mesmo um recém-nascido ainda teria a possibilidade de ter um pouco de afeição, mas essa Terceira Senhorita é totalmente inútil. Eu dei apenas uma tarefa pequena, mas ela não dá conta e age como se eu tivesse dado uma tarefa impossível. O que eles dizem é verdade, quem é que ela quer contrariar. Sem um empurrão, ela nem se move. Outras pessoas só precisam dar dois passos, mas ela tem que dar três passos. Assistir ela fingir que está lá doente está me dando nos nervos. Talvez nós devemos também colocar ela para fora e deixar ela congelar até a morte!” Enquanto essas palavras eram ditas, ela olhava com intensidade para a Senhora Ma com a expressão indiferente. “Você acha que eu não percebi? Você tem dó dessa vadiazinha. Já que tem pena dela, então vá em frente e lave as roupas por ela!”
A Senhora Ma rapidamente respondeu: “Mãe, você tem razão, eu não vou falar mais besteiras.”
A Senhora Liu respirou pesadamente quando se levantou e então bateu a porta.
O que está acontecendo? Já não estou morta? Como é que vim parar aqui, deitada?’ Li WeiYang queria se mexer, mas toda a energia parecia que foi drenada de seu corpo, como se nem possuísse ossos. Ela cuidadosamente refletiu sobre tudo. Naquele momento, alguém abriu as cortinas e entrou. Logo, Li WeiYang estava sendo sentada pelos braços de alguém. Os ombros daquela pessoa eram pequenos e magros, com um peito suave e que carregavam uma espécie de cheiro de Algarroba.
“Como um pouco de congee. Depois de suar, a febre vai melhorar.”
Um aroma quente chegou ao seu rosto. Li WeiYang pensou que via um fantasma enquanto olhava sem jeito para aquela mulher. Se ela se lembrava corretamente, aquela mulher do interior, que tinha cerca de 20 anos de idade, era a Senhora Ma: a nora mais velha da família de fazendeiros com os quais ela vivera antes. Mas como poderia ser? Ela claramente tinha recebido vinho envenenado, mas depois de um piscar de olhos, ela estava vendo faces familiares de 23 anos atrás...
Aos 16 anos de idade, ela se casou com TuoBa Zhen. 8 anos depois ela se tornou a Imperatriz. Logo após isso, ela foi aprisionada no Palácio Frio por 12 anos. Quando ela faleceu, ela já tinha completado 36 anos de idade. Contudo, a Senhora Ma parecia a mesmo que ela se lembrava de 23 anos atrás. Isso era completamente inacreditável. Instintivamente, ela olhou para as próprias mãos. Elas eram magras, longas e brancas como uma porcelana. Esse par de mãos não pertenciam a uma mulher de 36 anos, mas eram um par de mãos de uma jovem donzela. Quando esse pensamento passou pela sua mente, uma pontada de terror apareceu nos olhos de Li WeiYang.
A Senhora Ma perguntou com preocupação: “O que foi? Você ainda está sentindo frio?” A voz dela estava repleta de calor e qualquer um poderia afirmar que ela estava sendo sincera. “Nós precisamos achar um médico, mas minha mãe, ela... bem...”
Li WeiYang olhou para a vasilha com congee nas mãos da Senhora Ma. Ela não sabia que tipo de arroz foi usado para fazer aquele congee, mas havia um cheiro estranho vindo dele. Por algum motivo, seus olhos começaram a humedecer. Se esse fosse um sonho... Ela esperava que nunca acordasse desse sonho porque estava se sentindo... estava se sentido como se ainda estivesse viva.
Li WeiYang estava prestes a falar algo, mas subitamente ela viu outra pessoa levantar as cortinas e então rapidamente entrar.
A Senhora Ma, que estava segurando uma vasilha de congee, olhou para cima e percebeu a expressão da Senhora Liu. Todo o seu corpo ficou trêmulo.
“O que você está fazendo? Se levanta!”
A Senhora Ma prontamente largou Li WeiYang. Ela se levantou e estava prestes a colocar a vasilha na mesa, mas devido a sua ansiedade, um pouco de congee foi derramado. Queimou a sua mão, mas ela se forçou a suportar a dor latejante e cuidadosamente colocou a vasilha na mesa.
Testemunhando como a sua nora poderia ser tão cabeça-de-vento para secretamente dar comida para Li WeiYang, e até mesmo ser descuidada por derramar um pouco, a Senhora Liu ferveu de raiva. Ela pagou a vasilha de congee da mesa e jogou na cara da Senhora Ma. Houve o barulho de uma vasilha quebrando no chão enquanto a Senhora Liu apontava o dedo para a Senhora Ma. “Sua cadela, eu já disse que você não pode alimentá-la. Minhas palavras entram num ouvido e saem no outro? Se você não quiser mais viver nessa casa, então saia! Não fique aqui só para me embaraçar!”
A pobre Senhora Ma estava encharcada de congee. Todo o seu corpo estava avermelhado devido a queimadura. Haviam lágrimas nos seus olhos, mas ela não ousava soltar um pio. Tudo o que ela poderia fazer era segurar a barra da sua camisa enquanto ela gentilmente se limpava daquele congee, e então prosseguiu para limpar aquela bagunça no chão.
A Senhora Liu não diferenciava nem um pouco da que estava nas suas memórias. Ela tratava ou outros com desprezo, sem tem um pingo de compaixão. Não importava se era ela mesma ou a Senhora Ma, a Senhora Liu trataria ambas como se fossem suas escravas. Li WeiYang olhava intensamente para a senhora Liu. Ela queria falar, mas a Senhora Ma rapidamente piscou para ela, como se dissesse que não era para falar nada, caso contrário ela seria punida ainda mais severamente.
A Senhora Ma era uma nora gentil, mas não importava o que ela fizesse, essa cruel sogra não consideraria. Ela passaria o dia inteiro procurando por falhas nela. Quando ela viu a Senhora Ma defendendo Li WeiYang, ela imediatamente pensou que a sua nora estava indo contra ela, fazendo com que se ressentisse ainda mais por ambas.
Li WeiYang cerrou os dentes e olhou calada para a Senhora Liu.
Instintivamente, a Senhora Liu olhou para Li WeiYang. Ela viu um frio polar no olhar da garota. Seu coração pulou e ela gritou: “Você enlouqueceu para olhar para mim assim!?”
Li WeiYang não teve tempo para ponderar o motivo pelo qual ela voltou ao seu passado de 13 anos de idade quando seus pensamentos mudaram de rumo. Encostado no seu peito, ela sentiu um pingente de jade. Esse pingente de jade foi dado a ela pela sua mãe biológica quando ela ainda era um bebê.
Seu pai a enviou para parentes distantes dos Li para que fosse criada por eles, com os quais viveu até os 7 anos de idade. No começo, eles deram a elas criadas e servos, mas então perceberam que o Primeiro Ministro Li não tinha nenhuma intenção de mandá-la de volta para a Capital. Fizeram então o contrário: depois da persuasão de alguém, ela foi enviada para o campo para viver com uma família de fazendeiros. Cada mês, 10 pratas eram enviadas para cobrir suas despesas diárias.
Há seis meses atrás, por algum motivo, o dinheiro das despesas já não estava sendo pago. A Senhora Liu bateu na porta deles e perguntou três vezes, mas os parentes dos Li não se importaram. Por esse motivo, a Senhora Liu se ressentiu ainda mais com a menina. Não só ela tratava WeiYang como uma escrava, mas também era abusiva. Ela não deixaria WeiYang partir e chamaria pessoas para baterem nela até que aparecessem contusões por todo o corpo dela.
A Senhora Liu olhou para a aparência de Li WeiYang, franziu suas sobrancelhas e gritou: “Sua vadiazinha, pelo que você está surpresa?”
O pingente de jade era o único pertence que sua mãe deixou para ela como lembrança. Ela tinha arriscado a sua vida para escondê-lo, com medo de que a Senhora Liu coloque os olhos nele. Mas hoje... Li WeiYang levantou sua cabeça e olhou para aquela mulher mais velha.  Havia a sombra de uma frieza no seu olhar, mas num piscar de olhos, um sorriso bajulador apareceu. “Tia Liu, bem ou mal, você tem cuidado de mim. Eu não tenha nada para expressar a minha gratidão, a não ser por esse pingente de jade. Eu quero dar ele como prova da minha gratidão.”
Se ela não se enganava, aquele pingente de jade na forma de peixe seria descoberto e roubado pela Senhora Liu dali há duas semanas. Naquele tempo, ela quis ele de volta, só para no fim sofrer depois um abuso físico horrível. Mias tarde, quando já era a esposa do Terceiro Príncipe, ela enviou pessoas para procurarem por ele. Contudo, o vilarejo sofreu com uma epidemia e a maioria dos moradores morreram, incluindo a Senhora Liu.  Como resultado, o pingente de jade nunca foi encontrado.
A Senhora Liu não podia acreditar que aquele pingente de jade que ela sempre desejou ter, mas que estava escondido em algum lugar, agora era oferecido a ela pela própria WeiYang. Ela ficou feliz, mas grunhiu friamente e agarrou o pingente das mãos de Li WeiYang. Ela disse: “Isso não é o suficiente!”
A Senhora Ma estava chocada, olhando para Li WeiYang como se não reconhecesse essa garota. Pelo que sabia, WeiYang sempre o escondeu com cuidado e nunca deixaria alguém tomá-lo dela. Como ela poderia subitamente dar o pingente de jade para a Senhora Liu...
Quando a Senhora Liu segurou o pingente de jade, o seu humor melhorou. Ela fez um barulho e grunhiu: “Esqueça isso, você pode ficar na cama por hoje, mas amanhã terá que levantar e trabalhar!”
O sorriso de Li WeiYang era gentil e obediente. “É claro, Tia Liu. Amanhã eu definitivamente trabalharei!”
A Senhora Liu ficou surpresa com a obediência de Li WeiYang. Ela iria dizer algo, mas naquele momento, um homem alto entrou. Quando ela viu a cena que se passava, era como se estivesse acostumado com isso. Com uma cara brava, ele fitou a Senhora Ma, parecendo um tanto quanto desdenhoso e forçosamente riu. “Mãe, por que você está tão brava? Deixa para lá. Eu comprei uma peça de seda hoje no mercado que parece exatamente o mesmo que a Senhora Li usou. Venha e dê uma olhada!” Ele pediu e levou a Senhora Liu para fora.
Enquanto a Senhora Liu era arrastada para fora, ela virou e disse para a Senhora Ma: “Se eu pegar você dando comida para ela de novo, eu arranco a sua pele!”
Após a senhora Liu desaparecer, a Senhora Ma escondeu sua face e explodiu em lágrimas.

Li WeiYang olhou para a Senhora Ma e sacudiu a cabeça. As pessoas não deveria ser fracas e persistentes. Existem tantas maneiras para conseguir aquele pingente de jade de volta. Para lidar com uma traiçoeira como a Senhora Liu, deveriam ser usados métodos ainda mais cruéis do que os dela!


Nota da tradutora: 1º capítulo no dia certo!

  • Se você estranhou a total submissão da Senhora Ma para a sua sogra, a Senhora Liu, então você não leu o guia que fiz para ajudar na sua leitura que está na página principal desse livro. E resumindo: quando uma mulher se casava, sua sogra se tornava sua mãe, estava hierarquicamente acima dela, e ainda tinha que se submeter a ela completamente por causa da piedade filiar.
  • Terceira Senhorita seria a 3ª filha de uma geração de uma família nobre.
  • Senhora Matriarca é uma adaptação para Lao Tai Tai, e também que será usada para Lao Furen, que seria a mais velha de uma família, mas que não significa avó. Qualquer um poderia chamar uma mulher de idade desses nomes. Queria colocar “Senhora Anciã”, por ter mesmo o significado de Anciã (Lao) e por ser chamado disso é respeitoso na cultura chinesa, mas ficaria muito estranho...
  • Senhora Li, ao contrário dessas duas senhoras que conversam, tem esse Li provavelmente não como o seu sobrenome, e sim o da família na qual ela se casou. Mais explicações no guia que fiz.
  • Esse Palácio, com esse grife de baixo, foi deixado assim propositalmente. É a tradução literal para Ben Gong, que é o modo como a Imperatriz e as consortes se referiam a elas mesmas com alguém inferior a elas. Explicando, cada uma delas seria dona de um dos palácios, aquela que os representava. Como não tem nada parecido com um "eu" assim em português, deixei assim, e sempre que for um pronome de tratamento desse tipo, colocarei esse grifo. Como aparece isso na tradução, achei interessante deixar pela autenticidade. Principalmente porque para mim, só esse e o modo como o Imperador fala de si mesmo, usando um Nós (Zhen), que parece realmente esquisito. O resto será o Esse Príncipe, Essa Princesa, Esse Servo... Porém, essa maneira de referir a si mesmo é extremamente formal.
  • Congee é uma papa de arroz, um mingau, temperado geralmente com alguma coisa, seja doce ou salgado. Aqui uma receita.

Um comentário: