A Princesa WeiYang - capítulo 1

Para todos que acessaram esse livro por causa do drama chinês no qual foi inspirado nele: podem ficar sossegados, vocês NÃO vão ler a mesma história que assistiram. Dramas chineses inspirados em livros costumam distanciar um pouco da história, porém em Princesa WeiYang, a história do livro e do drama são completamente diferentes. Terá uma cena ou outra, um personagem ou outro, que fará você se lembrar do drama. Porém, em geral, o enredo e a direção que a história tomará logo nesse capítulo é diferente!

Capítulo 1: A Imperatriz Deposta

Dali.
Abaixo do teto do Palácio Frio, Li WeiYang contou seis pulgas nos seus longos cabelos. Já se passaram anos desde que tomou banho pela última vez, o que a fazia ter a sensação de ter uma armadura grossa ao entorno de seu corpo. Caçar pulgas começava a se tornar o seu único método para matar o tempo.
12 anos. Ela estava sendo aprisionada dentro do Palácio Frio por 12 anos. WeiYang levantou sua cabeça em direção do céu. Todas as vezes que chovia, suas pernas doeriam, se torando tão dolorosas que quase a enlouqueciam.
Ela era a filha biológica do Primeiro Ministros Li XiaoRan. Infelizmente, ela não nasceu da esposa oficial, mas sim de uma concubina. Sua mãe era apenas uma criada de baixo status. Para não mencionar que ela nasceu em fevereiro, caindo como uma luva com a crença de que qualquer mulher nascida no mês de fevereiro era um mal agouro para a família. Como resultado, seu pai a enviou para parentes distantes para ser criada sob os seus cuidados. Todavia, mesmo um parente distante não quer criar uma filha nascida de uma criada de baixo status. Eles a enviaram para a área rural para que ela sobrevivesse por si mesma. Seu pai era o Primeiro Ministro e a sua família era umas das mais poderosas e influentes no reino de Dali, mas mesmo assim ela tinha de depender de si mesma, fazer tarefas domésticas e até mesmo trabalhos braçais na fazenda.
Ela foi abandonada e esquecida. Se não fosse o fato de que sua meia irmã mais velha, Li ZhangLe, recusar a se casar com aquela pessoa, então o seu pai e a Primeira Esposa provavelmente nunca iriam nem olhar uma segunda vez para ela...
ZhangLe, WeiYang, seus meros nomes as colocavam em dois mundos diferentes.
Quando ela retornou para a residência dos Li, mal se continha de alegria e felicidade. Ela ingenuamente acreditara que seu pai e a sua família finalmente relembraram dela, só para ouvir por acidente o seu pai dizer para a sua linda, elegante meia-irmã, Li ZhangLe: “XianHui, você pode ficar despreocupada agora. WeiYang vai tomar o seu lugar e se casará com TuoBa Zhen.”
A irmã mais velha Li ZhangLe também era chamada de XianHui. Seu nome era realmente belo, ao menos era o que WeiYang achou naquela época. Logo, esse nome em particular se tornaria seu pior pesadelo. (Nota da tradutora: Xian Hui, pelo que pesquisei, significa provavelmente castra, virtuosa.)
Eventualmente, ela ouviu a decisão final de seu pai e casou-se com o Terceiro Príncipe, TuoBa Zhen, no lugar de ZhangLe. De bom grado e de todo coração, ela ajudou TuoBa Zhen a conquistar aquilo que ele ambicionava, assistindo aos poucos o seu caminho de Terceiro Príncipe a Imperador. Ela até mesmo deu à luz a um filho para ele, YuLi. Uma vez que TuoBa Zhen se tornou Impedaror, ele a fez sua Imperatriz. Tudo isso se passou durante o período de 8 anos.
TuoBa Zhen previamente dissera que a pele dela era suave e que era uma beldade de primeira categoria. Mas uma beldade de primeira categoria não poderia nem se comparar com uma fada de uma beleza etérea. Só um olhar e qualquer um poderia perceber que a diferença entre elas era grande e embaraçosa.
O que aconteceu depois? Depois...
Todas as vezes que Li WeiYang relembrava aquele dia em particular, era iria explodir de tanto gargalhar. Rindo da sua própria juventude e ingenuidade, rindo do seu presente e passado, e o quão diferente as duas se tornaram uma da outra.
Ela ainda poderia se lembrar claramente daquela noite. As criadas palacianas e todos no Palácio KunNing foram castigados imediatamente no local, como se estivessem impacientes para finalizar logo ou então para manter tudo em segredo. As criadas não foram nem enviadas para a câmara de tortura, mas foram punidas logo em frente dos seus aposentos.
A entrada do Palácio KunNing foi trancada. Todos aqueles que estavam sendo castigados tiveram suas bocas amordaçadas e caladas. Em um piscar de olhas, o Palácio KunNing se tornou uma bagunça sanguinolenta. Li WeiYang foi arrastada até a presença de TuoBa Zhen.
Nos olhos astuto de TuoBa Zhen, agora havia um olhar penetrante, frio e implacável. “Sua vadia! Ela é sua irmã do mesmo sangue, e você ainda assim tentou cruelmente a machucar.”
Li WeiYang estava repleta de angústia, mas mesmo assim respondeu: “Machucá-la? Eu nunca machuquei ela!”
Sem piedade, TuoBa Zhen bateu no peito dela, fazendo com que sangue saísse da boca de Li WeiYang. Ele a olhava com pouco-caso. “Cadela! ZhanLe estava sofrendo em trabalho de parto, mas eu não estava lá. Uma criada foi procurar por você, implorando por sua ajuda, mas por que você fechou as suas portas e virou as costas para ela? É obvio que você tentou machucá-la! Se eu não tivesse voltado a tempo, mãe e filho teriam falecido!”
Elevando sua cabeça, seus olhos caíram em TuoBa Zhen. Ele ainda era tão belo quanto antes, como se nem pertencesse a esse mundo. A verdade era que ela nunca compreendeu verdadeiramente o homem que estava a sua frente. Ela não sabia quem era o homem que amava, que tipo de pessoa ele era. Em um minuto ele poderia ser gentil e doce, mas no outro ele seria frio e cruel. Ela sentiu que poderia ser o motivo de piadas por ter sido tão iludida em sua afeição vinda só de um lado por ela, agora percebendo que ele nunca nem a quis.
Li WeiYang riu friamente. “Vossa Majestade está pensando na jiejie, mas algumas vez você já pensou em YuLi, o nosso filho? Na mesma noite em que o seu filho com a jiejie nasceu, o meu YuLi estava gravemente doente e sofrendo no seu leito de morte! Ela deu à luz com sucesso. Mesmo que tenha dado a ele o título de Príncipe Herdeiro ao nascer, mas agora o meu YuLi morreu! Você me prometeu antes que você faria YuLi ser o Príncipe Herdeiro. Você não virou Imperador? Por que você mudou de ideia? Por quê?”
Seu rosto era frio, olhando para ela com indiferença. “Eu já a dei o título de Imperatriz, mas você ainda não acha que é o suficiente. Você estava cobiçando o título de Príncipe Herdeiro também!”
Li WeiYang podia só sentir o gosto de sangue na sua boca. A voz dela era tão fria e gélida quanto as geleiras. “Imperatriz? É verdade, eu sou a Imperatriz, mas um decreto real para me depor já está pronto há muito tempo. Você só estava esperando ZhangLe terminar o trabalho de parto para carimbar com o seu selo! TuoBa Zhen, o que fiz de errado? Estive casada com você por oito anos. Como eu o tratei?” Ela perguntava no mesmo momento em que abria sua camisa exterior, revelando uma feia cicatriz no seu peito.
“No ano 38 do reinado do Antigo Imperador, eu protegi você com o meu corpo de uma tentativa de assassinato, deixando uma cicatriz bem aqui no meio do meu peito. No ano 40 do reinado do Antigo Imperador, sabendo que o Príncipe Herdeiro envenenou o seu vinho, eu o bebi no seu lugar. No ano 41 do reinado do Antigo Imperador, sabendo que o Sétimo Príncipe queria o matar, eu viajei dia a noite a cavalo por centenas de quilômetros para informar a você! No ano 42 do reinado do Antigo Imperador, quando você ajudava na contenção de um desastre e ficou doente, eu sozinha cuidei de você por 48 dias seguidos! Quando você se tornou Imperador, o que prometeu para mim, você se lembra? Você disse que enquanto você fosse Imperador, eu seria sempre a sua Imperatriz. Mas logo depois você foi enfeitiçado pela Li ZhangLe. Não só você tornou o filho dela o Príncipe Herdeiro, como também agora quer me depor! TuoBa Zhen, você realmente não me decepcionou nem um pouco!”
TuoBa Zhen a olhava com uma expressão indiferente e apática. Sua apatia parecia tão natural, como se ele nascesse com aquela consternação. A expressão dele fez com que o seu coração sentisse como se estivesse sendo apertado com força. Sentindo como se uma pequena, mas afiada, agulha subitamente fosse cravada lá no fundo do seu coração no momento em que menos esperava. Ela tomou boas golfadas de ar. Na face dela permanecia uma expressão de teimosia, mas bem no fundo do seu olhar havia luto e perda.
“ZhangLe é a pessoa que eu amo. Mesmo que minha intenção antes era de depô-la, eu ainda estava disposto de deixar você residir no palácio, assim você não teria de se preocupar em arrumar comida e ter um ato acima da sua cabeça, e viver confortavelmente pelo resto da sua vida.”
“Viver confortavelmente o resto da minha vida?” Algo afiado abriu um buraco dentro do seu peito. Primeiro esse buraco era pequeno, mas aos lentamente, de pouco em pouco, o buraco se tornava cada vez maior, até que ela sentiu que seu coração tinha sido completamente esmagado. Li WeiYang era como uma calota de gelo prestes a sucumbir e a se ruir em pedaços. Eles eram um casal que estavam casados por oito anos, vivenciado os altos e baixos juntos. Nos seus momentos de maior dificuldade, só ela estava ao lado dele, mas quando ele se tornou Imperador, ele subitamente amava ZhangLe. Ele queria a depor, mas ao mesmo tempo, ele dizia que não queria que ela se preocupasse com comida e tivesse um teto acima da sua cabeça.
“Tudo o que eu fiz foi por você. Só para protegê-lo, eu nem ao menos me importei com a minha vida, mas no final, tudo o que recebo é você dizendo que eu não tenho que me preocupar em ter comida e um teto? Oito anos! Nós fomos marido e esposa por oito anos, mas isso nem pode ser comparado com a beleza de Li ZhangLe. Uma vida confortável? Quem precisa de uma vida confortável? Todos os perigos e sofrimentos que eu suportei foram para conseguir chegar onde estou hoje, mas você facilmente quer entregar isso a outra mulher! Mesmo assim, você quer que eu seja grata a vocês?”
TuoBa Zhen bateu sua mão na mesa. O bule de chá caiu no chão. Ele fez uma carranca. “Cale a boca! Que outra mulher? Zhang Le é a sua irmã!”
Li WeiYang fez um barulho de zombaria. “Irmã? Ela é uma fada enviada do céu, ela é a nobre jovem dama da família Li, e sobre mim? Eu sou apenas a filha de uma concubina, um mal agouro que o meu pai nem quis olhar, como se fosse uma sujeira no chão! Se realmente me considerasse como sua irmã, como ela poderia roubar o meu marido de mim? Como ela poderia roubar a posição de Príncipe Herdeiro do meu filho?”
TuoBa Zhen aos poucos mostrava desdém. Ele abaixou o seu olhar para o rosto pálido de Li WeiYang. Seu olhar era maldoso e intimidante ao ponto de poderia fazer alguém se esquecer de como respirar. “ZhangLe é pura e gentil. Ela não conseguiria nem matar uma formiga. Você jamais poderia se comparar a ela! Já pelo YuLi, ele não tinha respeito ou qualquer senso de piedade filial. Ele ousou dizer coisas desrespeitosas sobre ZhangLe. Ele não tinha direito de ser o Príncipe Herdeiro.”
Pura e gentil? Desde jovem, ZhangLe sempre era aquela quem ajudava a todos e fazia as caridades, mas a única pessoa que se beneficiava disso tudo era ela própria. Era simplesmente por ter o rosto de um anjo, ser bela o suficiente, que conseguia fazer com que todos acreditassem que o seu coração era um reflexo da sua aparência.
Li WeiYang queria rir de si mesma. A voz dele era como uma espada, fincando diretamente no seu coração enquanto seu sangue escorria. Ela sentiu que haviam lágrimas quentes descendo dos seus olhos vazios e secos.
Os olhos dela estavam cheios de um desespero indescritível. “É verdade, eu não posso ser comparada a ZhangLe, mas YuLi é inocente. Ele é apenas uma criança de 4 anos. Há várias coisas que ele ainda não compreende. Ele viu a sua mãe machucada e chorando, e é por isso que ele não pôde se conter em dizer algumas palavras ressentidas sobre a ZhangLe, mas você foi tão sem coração para trancá-lo por 3 dias e 3 noites!”
TuoBa Zhen permanecia olhando para ela, sem demonstrar qualquer emoção, não falando nada.
O coração dela se despedaçou ainda mais. “Se não fosse por isso, os pulmões dele não seriam infectados. Ele não teria que morrer tão jovem! Ele é da sua carne e sangue. Tudo por causa de uma palavra sua que ele foi tão desrespeitoso, e você o tratou assim. Estou errada? Eu chamei todos os Médicos Imperiais para tratá-lo porque eu queria salvar a minha carne a sangue! Você só pensa na Li ZhangLe. Meu YuLi estava sofrendo com uma febre alta. Ele me disse que doía. Você compreende o quanto isso foi doloroso para mim? Se eu pudesse, eu daria minha vida em troca pela dele. Esse precioso filho que teve com a Li ZhangLe, ele tem ela e você, mas o meu YuLi só tinha a mim! Por que eu teria que ir ver Li ZhangLe e tomar conta dela? Naquele momento, o meu YuLi estava lutando entre a vida e a morte. Agora não há nada que eu queira. Tudo o que eu quero é que o meu YuLi viva novamente! Eu odeio a Li ZhangLe, eu odeio ela até a morte. Eu odeio que eu não possa fatiá-la em pedaçinhos!”
“Sua vadia!” TuoBa Zhen ficou furioso. Ele estava repleto de desgosto e desprezo por essa mulher na sua frente. “Se você quer odiar alguém, me odeie! Ela não queria entrar no palácio, mas fui eu quem a obrigou a entrar, esperando para fazer dela a minha Imperatriz. Ele é uma pessoa inocente e gentil. Como ela poderia ter uma meimei tão má e cruel como você?” Ele foi em direção de Li WeiYang e cruelmente a puxou pelo cabelo. “Eu definitivamente não perdoarei você! Eu quero que sofra pelo resto da sua vida! Guardas! Cortem as pernas dessa vadia e joguem-na no Palácio Frio!”
Então WeiYang viu algo amarelo. O palácio estava escuro e sombrio, mas aquela coisa amarelada cegava tudo ao seu redor. Era ainda mais brilhante que uma vela, penetrando o mundo inteiro. Ela sabia naquele momento que aquele era o decreto real do Imperador para depor a Imperatriz.
O eunuco anunciou o decreto. De alguma maneira, sentiu que havia um par de olhos que olhavam como se fossem flechas envenenadas, posicionadas em prontidão para acertar o coração dela. A sua alma estava perdida, ela se encontrava vazia. Todos os pensamentos desapareceram de dentro de sua cabeça, com a exceção de duas palavras: vingança e ódio. Ela não poderia ouvir uma palavra; sua alma devastada já tinha saído para algum lugar longe dali.
TuoBa Zhen, você é cruel. Realmente cruel!
Segurando seu coração, ela estava estendida no chão, mas ele não deu a ela nem um segundo olhar. Ele levantou seu pé e a chutou sem piedade. Aquele chute não só a machucou fisicamente, mas também atingiu a sua dignidade e espírito.
Li WeiYang riu histericamente. Ela uma vez dissera que amava a paisagem de Jiangnan. Um dia, já velha, quando tudo estivesse terminando, ela desejava ir para Jiangnan para apreciar o cenário, para beber um bom chá, para ouvir as melhores músicas regionais e para viajar pelo mundo. TuoBa Zhen prometeu que lembraria-se dessas palavras pelo resto de sua vida. E é porque ele se lembrava, esse era o motivo pelo qual ele usou aquele método para puni-la. Ela dissera que queria viajar pelo mundo, então ele cortou as suas pernas. Ela dissera que queria se tornar Imperatriz, então ele a depôs e a jogou no Palácio Frio. TuoBa Zhen, você é realmente apavorante, realmente cruel.
Embaixo do teto do Palácio Frio, Li WeiYang cerrou um pouco os seus olhos.
Depois de tudo, TuoBa Zhen fez de Li ZhangLe a sua Imperatriz, fez do filho dela o seu Príncipe Herdeiro. Pelo resto da vida deles, eles foram amados por todos e se banharam em glória, enquanto Li WeiYang foi esquecida e abandonada. Permanecendo viva apenas para prolongar seu último suspiro. Ela prometeu a si mesma que viveria por mais tempo que Li ZhangLe. Ela tinha que viver mais do que Li ZhangLe!
Naquele momento, as portas do Palácio Frio se abriram. Lei WeiYang viu um raio de sol vindo da porta.
“Li WeiYang, ajoelhe-se e receba o decreto!”
Ajoelhar? Suas pernas foram amputadas, então como ela poderia ajoelhar?
Li WeiYang não entendia o que aquele homem dizia. Sua voz era rouca, porém soava afiada nos seus ouvidos. Ela foi arrastada até o corredor por alguém.
“O Imperador decretou: a deposta Imperatriz Li não possuí virtudes e não refletiu sobre seus erros passados. Ao invés disso, amaldiçoa a nova Imperatriz dia e noite. Ela é presenteada com vinho envenenado.”
“Consorte Li, não culpe os outros. A Imperatriz tem estado perturbada e cansada, perdendo o sono à noite. O Imperador encontrou um adivinho e foi determinado que o seu karma é muito forte e se opõe a Imperatriz. Você deveria se apressar para logo reencarnar!”
Vinho envenenado. Claro que teria que ser vinho envenenado. Toda a sua vida foi gasta sendo uma boa esposa. Ela fez tudo por ele. Ela foi uma boa Imperatriz. No campo de batalha, ela não se importou com sua própria saúde, mas foi pessoalmente e elevou a moral dos soldados. Quando um desastre natural acontecia, ela imediatamente doava prata e ouro para os cidadãos. Mesmo que ele ficasse bravo com ela, ela o ajudava a apontar e corrigir a suas falhas. Ela tratou as criadas palacianas e os eunucos com tolerância e bondade. Mas o que acontecia com ela agora? Quando ela encontrava dificuldades, ninguém foi a ela para socorrê-la.
Li WeiYang gargalhou como uma maníaca. “TuoBa Zhen, Li ZhangLe, bom para vocês! Vocês me trataram tão bem! Na próxima vida, eu, Li WeiYang, juro que nunca apoiarei alguém, que nunca colocarei os pés no palácio e nunca me tornarei a Imperatriz!”
O eunuco sênior olhou para a deposta Imperatriz Li com dó e suspirou profundamente. “Tragam ela para cá.”
Há quilômetros de distância, a voz de Li WeiYang ainda poderia ser ouvida. Sua voz era histérica, mas também estava cheia de um sofrimento doloroso. Aquele barulho soava como infinitas maldições, tomando conta de todo o palácio, instalando o medo no coração de todos...

índice - próximo capítulo


Nota da tradutora: Mais um livro sendo traduzido aqui. ATENÇÃO: caso você tenha interesse em doar poucas horas da sua semana para a diversão alheia, ter conhecimentos e vontade de aperfeiçoar o seu inglês ou então ter um bom domínio do português, pretendo criar um grupo de traduções voluntárias. E Princesa WeiYang estará nele (e provavelmente passarei no futuro esse livro para um outro tradutor). Por isso, se quiser ser um tradutor ou revisor, fale comigo!
Todas as vezes que precisar, colocarei uma nota no final do capítulo, ou ao longo dele, como já fiz com esse. Como procuro adaptar o máximo de expressões em mandarim, aconselho a sempre lerem essas notas, principalmente para explicar algumas expressões estranhas. Como são poucas as traduções para o português de livros em mandarim, e nessa língua tem certas especificidades e palavras que não existem no português, prefiro uma adaptação do que colocar várias palavras em mandarim e depois de todos os capítulos, as suas explicações. Contudo, algumas expressões continuarão em mandarim por se repetirem, e todas terão sua explicação na nota da tradutora.
E todas as vezes que eu escrever o nome de um personagem errado, me avisem!
  1. Dali é um reino fictício, porém a casa real dos TuoBa existiu. Foi a família que reinou durante a Dinastia Wei do Norte. Então, imagine que a história está ambientado nessa época!
  2. Palácio Frio não é o nome de um Palácio, mas sim o nome que historicamente é usado para o lugar no qual as consortes que o Imperador rejeitou são enviadas.
  3. Na tradução drama, a personagem Li ZhangLe é chamada de Li ChangLe, o nome que a atual tradutora usa. Preferi usar o nome da primeira tradução, já que no futuro aparecerão personagens, irmãs de Li WeiYang, com um caractere Chang no meio. Para que não pareça que só uma irmã foi rejeitada de ter um Chang no nome, preferi usar Zhang, já que os caracteres são diferentes. Da mesma maneira, Li WeiYang e Li WeiYoung é o mesmo nome escrito usando o nosso alfabeto. O que basicamente significa que você não vai aprender a pronunciar palavras corretamente no mandarim sozinho, sem ouvir o idioma.
  4. Primeira esposa é a tradução que fiz de Da Furen. Não tem o mesmo significado de esposa principal, oficial, que não é concubina, e sim a esposa oficial do primeiro ramo da família, assim a esposa do primeiro filho.
  5. KunNing é um nome de um dos palácios, nessa caso, o que a Imperatriz vive. Apesar de ambos em português serem chamados de palácio, há o palácio (a construção inteira no qual o Imperador vive e governa), e os palácios (seriam as repartições do grande palácio, as construções que eram usadas para vários fins). Apesar de poder simplificar isso usando Cidade Imperial, geralmente esse termo remete a Cidade Proibida, que ainda nem foi construída se estivermos falando de Wei do Norte...
  6. Jiejie, ou só jie, significa irmã mais velha (mas pode ser usada para qualquer garota da mesma geração de uma família do lado paterno), e meimei, ou só mei, significa irmã mais nova (se aplica o mesmo). Como esses são termos que se repetirão muito nesse livro, achei interessante deixar em mandarim. Por isso esse tópico está em vermelho, já que é importante.
  7. camisa exterior seria a parte amarela florida dessa imagem.
  8. Caso não saiba o que é "piedade filial", consulte o guia que fiz e que está na página principal desse livro
  9. O jovem dama, jovem donzela, geralmente será a tradução de 'xiaojie', que é o nome dado para a filha de um nobre, e nos dias de hoje, geralmente para todas as meninas...
  10. Pode soar estranho para alguns que WeiYang fosse presenteada com algo que vá a matar, mas nada poderia ser dito de ruim sobre o Imperador. Se ele punisse alguém, isso era dito como se fosse algo bom.

2 comentários: